Pós-Doutorado

Conceito Geral:

O pós-doutorado é uma especialização ou um estágio acadêmico realizado em uma universidade para aprimorar o nível de excelência em uma determinada área. Essa modalidade é indicada ao portador do título de doutor. Ou seja, após concluir o doutorado, o pesquisador tem a opção de aperfeiçoar ainda mais seus estudos em uma área específica.

 Para incentivar a adesão a esse tipo de especialização, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) criaram o Programa Nacional de Pós-Doutorado. O objetivo é financiar o trabalho de doutores em áreas estratégicas relacionadas à política industrial, tecnológica e de comércio exterior.

 Grupos de pesquisa de todo o País e empresas ligadas a áreas tecnológicas podem encaminhar projetos que irão envolver os pesquisadores. Para receber bolsa, a proposta de estudo a ser avaliada deve cumprir certos critérios como, por exemplo, ser relacionado à inovação, resultar em aumento de competitividade nas empresas de base tecnológica e contribuir para o aumento do desempenho científico e tecnológico do País.

Os interessados em ingressar em um pós-doutorado devem buscar informações na instituição em que pretendem fazer o estágio ou especialização e nas Agências de Fomento à Pesquisa -- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 A Capes também possibilita que professores e pesquisadores com título de doutor façam aperfeiçoamento no exterior através doprograma de estágio pós-doutoral. No ano de 2009, foram concedidas 847 bolsas. O valor é de aproximadamente R$ 3.300,00, com variação de acordo com o País.  Já o CNPq oferece bolsas no Brasil e para pesquisadores que desejam estudar no exterior. Os valores variam de acordo com a modalidade e região do estágio. Para saber mais, consulte a tabela de valores e taxas no Brasil e no exterior.

Instruções e Normas para apresentação de Propostas ao Programa de Estágio de Pós-Doutorado na UNIFESP

  • O Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Paulo é um programa de pesquisa realizado por portadores de título de doutor, sob a supervisão de um docente credenciado como orientador em um dos Programas de Pós-Graduação.
  • Cada proposta de pós-doutorado deverá ser aprovada interna pelo Conselho de Ensino de Pós-Graduação ou órgão equivalente deverá ser encaminhada a esta Pró-Reitoria para aprovação pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
  • Todo projeto de pesquisa independente do envolvimento de seres humanos, animais ou material biológico, deverá ter previamente aprovação pelo Comitê de Ética.


Ao final do Programa de Pós-Doutorado, procure a Secretaria de Pós-Graduação onde está matriculado (a) e junte adocumentação abaixo

  • Relatório final do Projeto desenvolvido pelo pós-doutorando na Instituição. Se o pós-doutorando foi bolsista de alguma agência de fomento e teve que apresentar relatório final ao término da bolsa, poderá aproveitar o mesmo relatório para o término do Pós-Doutorado; (arquivo em formato PDF, gravado em CD);
  • Carta de submissão para publicação de artigo ou artigo já publicado em revista ISI como primeiro (a) autor (a), referente ao Projeto de Pós-Doutorado (arquivo em formato PDF, gravado em CD). 


Cumpridos estes requisitos, o Certificado Oficial será conferido por esta Pró-Reitoria ao Pós-Doutorando.

*Todos os trabalhos científicos resultantes dos Projetos de Pós-Doutorado deverão ser submetidos à publicação. Somente serão emitidos os certificados de conclusão acompanhados da carta de recebimento pelo Editor da Revista. Na dependência da respectiva CEPG, este trabalho de conclusão poderá adquirir a forma de patente e/ou registro de softwares ou invenções correspondentes. Em casos excepcionais o trabalho a ser submetido, poderá ser postergado por solicitação justificada do supervisor com o aceite da CEPG.

 

Please publish modules in offcanvas position.